Tecnologia Descomplicada

5 Passos para a escolha do dominio perfeito para o seu site

Como escolher o melhor domínio para o seu site ?

0

Escolher um domínio para o seu site,ou seja, a sua URL parece uma tarefa simples é fácil, mas eu considero a mais importante dentre todas as etapas para construção de um site ou blog de sucesso.

A partir do momento que você registrar um novo domínio e colocar o seu site no ar, não só as informações e conteúdo começam a ser indexados pelo Google e todos outros sites de busca,mas também o URL e uma má escolha do domínio pode fazer com que o seu site seja prejudicado no posicionamento em todos sites de busca.

O primeiro passo é fazer uma bela pesquisa de mercado e levantar todos outros domínios que poderiam estar relacionado com o seu, ou até mesmo aqueles que têm o mesmo nome que você deseja colocar, o ideal é não vincular o seu novo domínio a outros que já tem grande relevância nos sites de buscas e principalmente no Google.

Nessa etapa de escolha do seu domínio, não tenha pressa, faça tudo tranquilo até que tenha real certeza de que será aquele nome, é claro que vai depender de alguns fatores como por exemplo a disponibilidade daquele domínio.

Esse é o básico para a escolha do domínio perfeito do seu site e seguindo essas 5 dicas você vai saber o que é preciso para aplicar com perfeição.

  • Seja claro e objetivo

O ideal é que o domínio seja o mais breve,curto e objetivo possível, isso facilita e muito aos que acessarem o seu site por mais de uma vez a lembrar daquele nome, nome longos demais dificulta e muito os leitores a decorar o seu site, pensando em ser objetivo e claro, faz com que aquele nome fique gravado facilmente na memória de todos.

Por mais que você deseja destacar claramente o segmento do seu site dentre outras informações no URL, a escolha de nomes longos não trás nenhum benefício para o seu site, evite isso.Para contornar isso você pode tentar abreviar o nome completo e ver como fica,compartilhe isso com outras pessoas e peça a opinião.

Não utilize nomes pouco conhecidos em outro idioma, a não ser que o segmento do seu site seja compatível

  • Evitar caracteres especiais

O que são caracteres especiais ? Traços, pontos, números dentre outros dessa categoria.

Da mesma maneira que é complicado para quem pretende acessar os seu site decorar um domínio longo isso cabe também para os caracteres especiais, pare agora e busque na sua memória, quando você viu um site ou precisou digitar um endereço URL que tinha caracteres especiais, pois é, eu acredito que nunca certo ?

Pois bem, nenhuma empresa ou site costuma utilizar, basicamente porque isso causaria muita confusão na cabeça de quem precisa acessar o seu site.

  • Atenção a junção das palavras

Nomes como Palavras Sábias, pode sim ser um nome legal para um site, mas será que ficaria legal digitadas juntas ? www.palavrassabias.com.br  

Esse é um caso que facilmente quem digita teria uma confusão com a junção da letra s.

Esse é um caso que não é proibido de fazer e nem prejudica ou ficaria complicado para os mecanismos de pesquisas ranquear o seu site, mas é bom ter bastante atenção na hora de registrar esse tipo de domínio.

  • Palavra chaves são muito importantes

Como o título já disse, palavras chaves são extremamente importantes não só na hora de registrar o domínio perfeito mas em todo o conteúdo do seu site, se começando a planejar isso na hora de registrar o domínio melhor ainda.

Para pesquisa de volumes de palavras chaves você pode utilizar o Google Trends que mostra o volume de pesquisas em determinadas palavras chaves, se você conseguir incluir alguma palavra chave relacionada ao assunto principal do seu site no URL você já sai na frente quando aquele assunto é pesquisado no Google por exemplo.

Por exemplo um site que é distribuidor de sorvetes, o nome www.fabricadesorvetes.com.br, perceba que só nesse URL possui  palavras chaves fortes que quando alguém fazer umas busca sobre o assunto o termo já está embutido no domínio.

  • Pense a longo prazo

Lançar um site hoje em dia é essencial pensar a longo prazo, visto que o número de novos domínios só tende a crescer com o passar dos anos, a tecnologia vem cada vez mais ganhando espaço principalmente nos negócios permitindo que quase tudo possa ser feito online, compras,vendas,trocas,informações etc.

Na hora de registrar um novo domínio, verifique se o seu plano de negócio ou a sua intenção é permanecer com aquele domínio por muitos anos ou para sempre, percebendo isso, na hora de escolher o nome certo para o seu domínio registre .com.br e também .com.

Isso vais resguardar para que com o sucesso do seu site ou da sua marca outros não venham a registrar aquele mesmo domínio no nome dele, e depois você terá que negociar e pagar preço absurdo para ter aquele nome de URL.

Existem pessoas na internet que só vive disse, pesquisam o mercado em busca de domínios que já estão estabelecidos porém ainda não foram registrados, então eles registram e depois vendem caso alguém tenha interesse.

Se atente a isso que a longo prazo você não precisará desembolsar valores absurdos para ter aquele domínio perfeito.

Deixe o seu comentário e confira também o artigo Como Registrar um Domínio na Internet:O Passo a Passo Completo.