O que é um Domínio de Site ?

O que é um domínio de site e como ele funciona?

Você sabia que seria totalmente impossível você estar lendo essa postagem agora se não fosse por causa de um domínio de internet ? Agora você vai saber como funciona e o que é domínio de site e porque ele é o item mais importante para fazer com que um site seja encontrado e possa ser acessado por qualquer pessoa no mundo.

Quando você digita no seu navegador por exemplo www.google.com.br você acessa uma pagina de busca do Google certo ? ou seja um endereço único, qualquer pessoa no mundo que digitar esse mesmo endereço sempre irá acessar a mesma página de busca do Google.

O que é Domínio de Site ?

Por tráz desse endereço www.google.com.br na verdade existe uma sequência de números que chamamos de endereço de IP, só para você entender, imagine que você precisasse chamar uma pessoa pelo nome e em vez de dizer o nome daquela pessoa você dizer o número do CPF dela, ficaria bem estranho e muito dificil de decorar o número de CPF de todos o seus amigos, parentes etc.

Por isso esse endereço de IP é convertido para o domínio Ex: www.google.com.br

 

 

Então para que você consiga colocar um site no ar disponível para qualquer pessoa no mundo acessar, você precisa registrar um domínio de internet, sem o domínio isso não seria possível.

Quem pode registrar um novo domínio?

No Brasil qualquer pessoa física que já possui um CPF ou uma empresa com CNPJ pode registrar um novo domínio, com tantos novos domínios registrados todos os meses, os nomes ficam cada vez mais escassos, ou seja, você jamais conseguiria registrar um novo domínio com o nome google.com.br por exemplo, isso porque esse já está registrado em nome da empresa Google e por ser um endereço único jamais haverá outro com o mesmo nome.

Vamos supor que você pretende criar um blog de tecnologia,você precisaria registrar um domínio com um nome exclusivo e talvez aquele nome fantástico que você pensou já não tem mais disponibilidade.

Na hora de registrar você precisaria escolher um outro nome disponível,mas isso não é tão complicado pois o site registro.br que é o site oficial no Brasil para registro de novos domínios te dá a possibilidade de verificar se há disponibilidade daquele nome em tempo real, ou seja você ficaria ali talvez horas até encontrar aquele nome perfeito para o seu novo blog de tecnologia.

O que é Domínio de Site ?

Quanto custa registrar um domínio ?

O valor atualizado em 2017 é de R$40,00 por ano, que deve ser renovado de acordo com o plano que você escolheu iniciando a partir de 1 ano,podendo estender até 9 anos que é o tempo máximo disponível para deixar um domínio registrado sem ter que renovar o pagamento.

Saiba como registrar um domínio passo a passo Clique AQUI

O que acontece quando não renovar ?

Caso não opte por renovar aquele domínio registrado,depois de um prazo ele volta e fica disponível novamente para outras pessoas,ou seja, um domínio tem uma validade de renovação e se não renovado ele pode sim ficar disponível para outros.

Isso acontece muito com empresas que vai fazer algum lançamento ou eventos temporários, ela registra um domínio de um ano por exemplo, depois que passa o evento não há mais necessidade de manter aquele domínio registrado e ele acaba expirando e ficando disponível novamente.

Quantos domínios uma pessoa ou empresa pode registrar ?

Atualmente segundo o site oficial de regularização de novos domínios registro.br o limite varia de 3 a 200 registros num único CPF ou CNPJ.

Categorias de dominios .br

Os domínios também são divididos por categorias, por exemplo um advogado que pretende criar uma página do seu escritório pode aderir um domínio que contem o .adv.br ou medicos com o .med.br e assim sucessivamente.mas o que isso faz diferença ? na verdade essa informação não é muito clara, a não ser para os mecanismos de buscas como o Google organizar melhor essas categorias na hora de exibir um resultado de busca.

Veja alguns exemplos:
.com – comercial
.edu – educação
.org – organização sem fins lucrativos
.gov – governo

Você pode conferir a lista completa das categorias no site registro.br através desse link

Como Funciona os Domínios de outros países ?

Basicamente é a mesma coisa que aqui, essa divisão regional serve apenas para controle e não interfere na configuração no geral quando se tem um novo domínio registrado,aqui no Brasil o mais comum que se ve é o .com.br ou .com que alguns site brasileiros utilizam.

A diferença entre esses dois é só na extensão mesmo pois na prática eles têm o mesmo propósito que é o endereço de destino único., o que muitos fazem é quando registrar um domínio .com.br já aproveitam e também registram o .com, para evitar assim que outra pessoa registre aquele nome na outra plataforma ou vice versa.

É interessante você observar isso na hora de registrar o seu domínio,principalmente se o seu projeto tem perspectiva de um crescimento muito grande de se tornar internacional.

Por exemplo imagine que você decida criar uma escola de idioma aqui no Brasil para oferecer cursos de inglês e espanhol, então você registrou o seu domínio com o nome de “EOS.com.br” , em 2 anos você recebe uma proposta de uma escola americana para criar um curso de português para americanos ou qualquer outra nacionalidade que se interessar.

Nesse caso já seria interessante ter registrado o domínio EOS.com.br e também EOS.com e poderia utilizar.

Agora imagina se a sua escola de idioma já está muito famosa e outra pessoa registrar o domínio .com ? ficaria bem ruim de tentar adquirir esse domínio depois, pois muitas pessoas fazem disso um negócio, vendendo por preços absurdos, e não é bom analisar essa questão também quando decidir registrar um domínio.

No Brasil a responsável oficial por registro de domínios .com.br é a Registro.br, porém muitos sites também faz essa venda de domínio casado com a hospedagem do site, que é um assunto que eu falo nessa postagem O que é Uma Hospedagem ?

Já os domínios .com você não consegue registrar no site Registro.br, para isso existem muitas empresas que faz esse registro, a primeira que eu tive experiência para registrar um domínio .com foi a GoDaddy, que basicamente utiliza o mesmo processo que a Registro.br porem em domínios .com.

Agora que você entendeu o conceito 100% de O que é um domínio de internet, podemos dizer que é a base de tudo quando falamos em criar um blog ou site na internet, é como se fosse a espinha dorsal, sem ele não há estrutura alguma depois.

Deixe o seu comentário oque você achou ou se tem alguma duvida.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.